Ônibus 100% elétrico roda 10 mil quilômetros em testes

No mundo todo a realidade dos veículos elétricos vem se concretizando. O Brasil ainda engatinha em leis e tributos que possam viabilizar essa tendência. Entretanto, ações muito interessantes têm sido vistas pelo país.
Um destes casos é um ônibus elétrico desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que já rodou mais de 10 mil quilômetros pelo Sul do país em dois meses de testes.
Módulos fotovoltaicos desenvolvidos pelo laboratório da instituição permite que o veículo faça cinco viagens por dia utilizando o sistema. Ele é totalmente carregado em um intervalo de 30 minutos a duas horas, dependendo do carregador, e possui autonomia de 70 quilômetros. Se forem utilizadas quatro recargas de seis minutos durante o trajeto, passa a rodar por 200 km com energia limpa e renovável.
A UFSC viabilizou o projeto através de uma parceria entre Eletra, Marcopolo, Mercedes e a fabricante de motores elétricos Weg.

Compartilhe

Artigos Recentes

Órgão Especial do TJ/SP Declara a Inconstitucionalidade do ISS Progressivo Para Sociedades Uniprofissionais

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo declarou inconstitucional o artigo 13 da Lei 17.719/2021 do município …

Ler mais >